Publicidade

Arquivo da Categoria Premiações

domingo, 12 de fevereiro de 2017 Premiações | 07:00

Grammy 2017: quem vai ganhar e quem deveria ganhar

Compartilhe: Twitter

Maior premiação do música, o Grammy 2017 acontece neste domingo (12) e vai ter um dos maiores embates da história do evento. Neste ano, a premiação coloca frente a frente Beyoncé e Adele, duas das maiores vencedoras dos últimos tempos.

beyoncé-formation-e1456250058228

As duas popstars concorrem aos principais prêmios da noite: álbum do ano, gravação do ano e música do ano. Mas, além delas, outros grandes nomes da música estão concorrendo às estatuetas, entre eles Justin Bieber, Drake e Rihanna. Veja abaixo as apostas do Faixa 1 para o Grammy 2017:

Gravação do ano
Hello – Adele
Formation – Beyoncé
7 Years – Lukas Graham
Work – Rihanna feat. Drake
Stressed Out – Twenty One Pilots

Quem vai ganhar: Formation – Beyoncé
Quem deveria ganhar: Formation – Beyoncé

Uma das categorias mais importantes da noite, gravação do ano leva em conta diversos aspectos da música, como a produção, mixagem, canção e composição. Neste aspecto, Formation é uma música impecável: tem produção incrível, boa letra e um dos pontos altos da carreira de Beyoncé. Apesar de Hello ser um dos hits de 2015, Adele não consegue competir com Beyoncé nessa.

Álbum do ano
25 – Adele
Lemonade – Beyoncé
Purpose – Justin Bieber
Views – Drake
A Sailor’s Guide to Earth – Sturgill Simpson

Quem vai ganhar: 25 – Adele
Quem deveria ganhar: Lemonade – Beyoncé

Apesar de ter sido abraçado pela crítica, o álbum visual Lemonade não foi o melhor de 2016 para boa parte da mídia especializada. Mas, entre os concorrentes, o disco de Beyoncé é o melhor e merece levar a estatueta para casa. Por outro lado, a Recording Academy não vai deixar 25 não ser premiado. O álbum de Adele, lançado em 2015, esperou mais de um ano para concorrer ao Grammy – e os eleitores da premiação não querem ter o peso não o ter premiado.

Música do ano
Formation – Beyoncé
Hello – Adele
I Took A Pill In Ibiza – Mike Posner
Love Yourself – Justin Bieber
7 Years – Lukas Graham

Quem vai ganhar: Hello – Adele
Quem deveria ganhar: Hello – Adele

Muito parecida com a categoria de gravação do ano, música do ano leva em conta a composição – tanto que o compositor da música também é premiado. Por causa dessa categoria, Adele pode ter certeza de que não vai sair de mãos abanando. Hello é uma canção que ficou grudada na cabeça de todo mundo por muito tempo, com uma composição precisa e delicada. Apesar do fantasma de Beyoncé continuar rondando e até Justin Bieber correr por fora, Adele já pode se preparar para levar essa estatueta para casa.

chance-the-rapper-2

Artista revelação
Kelsea Ballerini
The Chainsmoskers
Chance The Rapper
Maren Morris
Anderson .Paak

Quem vai ganhar: The Chainsmokers
Quem deveria ganhar: Chance The Rapper

Chance The Rapper é um dos artistas mais legais que apareceu nos últimos tempos. Sua mixtape Coloring Book é uma ode à alegria e recheada de músicas que levantam a auto-estima de qualquer um, além de ser muito bem feitas. O azar do rapper de Chicago é que o R&B tem outro grande representante na categoria, Anderson .Paak, que fez de Malibu um dos melhores álbuns de 2016. A indecisão entre os eleitores tem tudo para deixar o caminho livre para The Chainsmoskers, o representante da música eletrônica. Com o hit Closer, com Halsey, a dupla deslanchou nos Estados Unidos e conquistou um espaço suficiente para deslumbrar os eleitores do Grammy – e fazer com que eles mantenham a tradição de errar no prêmio de artista revelação.

Melhor performance pop solo
Hello – Adele
Hold Up – Beyoncé
Love Yourself – Justin Bieber
Piece By Piece – Kelly Clarkson
Dangerous Woman – Ariana Grande

Quem vai ganhar: Hello – Adele
Quem deveria ganhar: Hello – Adele

Contra Formation, Adele pode até se complicar, mas Hold Up não é páreo para Hello. Em seu hit, a britânica mostra por que é uma das maiores cantoras do século e não dá chance para ninguém quando o assunto é performance. A azarada da vez é Ariana Grande: se não tivesse sido indicada contra Beyoncé e Adele, a americana tinha grandes chances de levar para casa seu primeiro Grammy para consagrar a evolução de sua carreira.

Mandatory Credit: Photo by GHNASSIA/NMA2016/SIPA/REX (5355608er) Adele NRJ Music Awards, Show, Cannes, France - 07 Nov 2015

Melhor álbum de pop vocal
25 – Adele
Purpose – Justin Bieber
Dangerous Woman – Ariana Grande
Confident – Demi Lovato
This Is Acting – Sia

Quem vai ganhar: 25 – Adele
Quem deveria ganhar: 25 – Adele

Outra vitória fácil para Adele. O álbum da britânica é muito mais consistente do que os outros quatro, apesar de todos terem grandes hits. Novamente, Ariana Grande sai como a grande azarada: sem Adele, ela seria a favorita para vencer na categoria.

Melhor álbum alternativo
22, A Million – Bon Iver
Blackstar – David Bowie
The Hope Six Demolition Project – PJ Harvey
Post Pop Depression – Iggy Pop
A Moon Shaped Pool – Radiohead

Quem vai ganhar: Blackstar – David Bowie
Quem deveria ganhar: Blackstar – David Bowie

Se Blackstar não ganhar o prêmio de melhor álbum alternativo, os votantes do Grammy podem esperar protestos. Além de ser uma homenagem a David Bowie, o prêmio seria merecido. O disco final do britânico é uma grande obra de arte com duas músicas antológicas, BlackstarLazarus. Para ajudar, Radiohead, PJ Harvey e Iggy Pop deixaram muito a desejar com seus álbuns mais recentes e o Bon Iver ainda não consegue bater de frente com Bowie.

Melhor álbum de rock
California – Blink-182
Tell Me I’m Pretty – Cage The Elephant
Magma – Gojira
Death of a Bachelor – Panic! At The Disco
Weezer – Weezer

Quem vai ganhar: Tell Me I’m Pretty – Cage The Elephant
Quem deveria ganhar: Magma – Gojira

O prêmio de álbum de rock caiu no colo do Cage The Elephant. O disco mais recente deles sequer é o melhor álbum da banda, mas ainda bate as voltas pífias de Blink-182, Panic! At The Disco e Weezer. A sorte é que Magma, do Gojira, deve ser preterido pelos eleitores por ser um álbum de metal, apesar de ser o melhor disco da lista.

Kanye West Visits 97.1 AMP Radio

Melhor álbum urban contemporary
Lemonade – Beyoncé
Ology – Gallant
We Are King – KING
Malibu – Anderson .Paak
Anti – Rihanna

Quem vai ganhar: Lemonade – Beyoncé
Quem deveria ganhar: Lemonade – Beyoncé

Assim como Adele na categoria de álbum de pop vocal, Beyoncé nada de braçada em álbum urban contemporary. Seu Lemonade é muito superior aos concorrentes. Mas, se ela não tivesse sido indicada, a briga seria boa. Os ótimos discos de Gallant, KING e Anderson .Paak concorreriam contra um álbum conceitual de Rihanna – e aí seria uma briga de foices no escuro.

Melhor música de rap
All The Way Up – Fat Joe & Remy Ma feat. French Montana & Infared
Famous – Kanye West feat. Rihanna
Hotline Bling – Drake
No Problem – Chance The Rapper
Ultralight Beam – Kanye West

Quem vai ganhar: Hotline Bling – Drake
Quem deveria ganhar: Ultralight Beam – Kanye West

Um dos grandes hits de 2015, Hotline Bling é o favorito para levar o prêmio de música de rap mesmo sem ser uma música de rap propriamente dita. Todo o hype em torno do sucesso de Drake deve ser suficiente para ofuscar o brilhantismo de Ultralight Beam, o gospel arrepiante que abre o álbum mais recente de Kanye West.

Melhor álbum de rap
Coloring Book – Chance The Rapper
and the Anonymous Nobody… – De La Soul
Major Key – DJ Khaled
Views – Drake
Blank Face – ScHoolboy Q
The Life of Pablo – Kanye West

Quem vai ganhar: Views – Drake
Quem deveria ganhar: The Life of Pablo – Kanye West

Mais uma vez, o hype de Drake deve jogar a favor dele. Apesar de Views ser um ótimo álbum recheado de hits, The Life of Pablo ainda tem um maior esforço artístico. O novo disco de Kanye West tem joias como HighlightsFadeSaint Pablo, além de tentar resgatar a influência gospel no rap. Mesmo sem levar o prêmio, Chance The Rapper também pode comemorar: ter sido incluído em uma categoria com nomes de peso como Kanye, Drake e De La Soul já é uma vitória para o cantor, que tem tudo para ser um dos principais rappers dos próximos anos.

sturgill_simpson3

Melhor álbum de country
Big Day in a Small Town – Brandy Clark
Full Circle – Loretta Lynn
Hero – Maren Morris
A Sailor’s Guide to Earth – Sturgill Simpson
Ripcord – Keith Urban

Quem vai ganhar: A Sailor’s Guide to Earth – Sturgill Simpson
Quem deveria ganhar: A Sailor’s Guide to Earth – Sturgill Simpson

Sturgill Simpson não foi indicado ao álbum do ano à toa: seu A Sailor’s Guide to Earth é um dos melhores discos que foram lançados em 2016 – e tem até uma versão de In Bloom, do Nirvana. O terceiro disco do cantor e compositor americano o coloca em um patamar que os anteriores não conseguiram. Por outro lado, Maren Morris corre por fora. Com o primeiro disco lançado por uma grande gravadora, a cantora de 26 pode surpreender com seu Hero.

Autor: Tags: , , ,